Mudar de casa é um processo que pode ser marcado por algum stress, ansiedade e algum nível de imprevisibilidade. E que certamente lhe vai dar uma boa dose de trabalho. Trata-se de uma alteração significativa na vida que implica desafios pessoais, logísticos e burocráticos, potenciando o surgimento de imprevistos e complicações ao longo do processo.
À medida que o dia da mudança se aproxima, terá seguramente uma extensa lista de tarefas que precisam de ser concluídas, em especial a missão de organizar e empacotar todos os seus pertences. E, muito provavelmente, surgirá a necessidade de guardar alguns dos seus itens temporariamente. Mas onde? Na realidade, existem opções simples, práticas e acessíveis a que podemos recorrer. Quando se fala em mudar de casa, as soluções de self storage podem ajudá-lo, permitindo uma mudança mais organizada e com a garantia de que os seus bens estão seguros e estimados.
Mudar de casa: vantagens do self storage
Antes de mais, o que é o self storage? As unidades de self storage, como as da Perfect Space, disponibilizam diferentes tipologias de espaços de armazenamento para arrendar à medida das necessidades de cada indivíduo ou família.
Trata-se de um conceito que garante integral segurança e proteção dos bens, assim como, na maioria dos casos, facilidade de acesso 24 horas por dia e grande flexibilidade e autonomia na gestão do espaço de armazenamento. No caso da Perfect Space, beneficia ainda de um atendimento personalizado para apoio a qualquer circunstância que possa surgir.
É importante salientar que, para usufruir destes espaços de armazenamento, terá de assinar um contrato. Esta é uma atividade devidamente regulamentada e sujeita a regras de funcionamento, o que desde logo transmite maior confiança ao utilizador, desde que escolha um operador credível e bem estabelecido no mercado.
Na Perfect Space terá elevada flexibilidade em termos contratuais, visto que poderá celebrar o acordo por um período mínimo de um mês, automaticamente renovável, ou definir inicialmente uma duração mais prolongada, se assim for mais conveniente.
Por fim, mas não menos relevante, existem unidades de self storage que disponibilizam aos seus clientes um seguro multirriscos, de forma a garantir que os bens armazenados estão totalmente protegidos. Na Perfect Space, todos os clientes beneficiam de um seguro multirriscos no valor máximo de 5.000 euros. Caso os bens armazenados tenham um valor superior ao coberto pelo seguro, o cliente deverá subscrever, por sua conta, uma apólice específica.
Porque deve considerar a opção de self storage?
A opção por um conceito de self storage pode facilitar o seu processo de mudança. Por isso, seguem-se quatro razões inteligentes pelas quais deve utilizar estas arrecadações quando estiver a mudar de casa:
Razão 1: Organizar o processo de mudança
Já tem as chaves da sua nova casa na mão? Então é normal que deseje mudar-se o mais rapidamente possível. Mas lembre-se que a pressa é inimiga da perfeição e que desempacotar tudo com calma e tempo tem as suas vantagens.
É aconselhável iniciar a mudança com alguma antecipação. Não deixe tudo para a última hora. Comece a empacotar algumas semanas antes e não se esqueça de escrever nas caixas qual o conteúdo, o que irá facilitar imenso quando tiver de fazer o processo inverso, e também se são itens frágeis ou pesados, algo que ajudará na altura do transporte efetivo.
É bastante provável que, quando estiver a preparar a sua mudança, se surpreenda com a quantidade de coisas que possui. Vai precisar de algum tempo para selecionar o que deseja manter. Assim, ao apostar numa unidade de self storage, terá tempo para limpar corretamente a nova casa e organizar a decoração de cada divisão, guardando os seus itens em segurança durante o período necessário.
Razão 2: Remodelações na nova casa
Mudar de casa implica, muitas vezes, a necessidade de realizar algumas obras na nova casa antes da mudança efetiva, uma vez que procura sentir-se acomodado e satisfeito no novo espaço.
Por isso, se ainda vai fazer obras de remodelação na cozinha, na sala de estar, na casa de banho ou nos quartos, a última coisa que quer é ficar com os seus móveis cheios de poeiras ou pingas de tintas. É aqui que entram os armazéns da Perfect Space, permitindo guardar todos os seus itens enquanto estiver em obras de renovação.
Afinal, é muito mais simples, e rápido, fazer as intervenções na habitação sem precisar constantemente de mover e proteger todos os seus móveis ou outros objetos. Mesmo que já esteja a viver na nova casa, leve consigo somente os bens essenciais e armazene os restantes em unidades de self storage até as obras estarem concluídas.
Razão 3: Mudança por motivos profissionais
São, por vezes, os motivos laborais que conduzem à necessidade de mudar de casa. Quer esteja a mudar-se para outra cidade ou até mesmo para outro país, é normal que queira ter algum tempo para explorar a região, para decidir exatamente onde pretende morar e para encontrar a sua casa de sonho.
Nestas situações, as unidades de self storage podem ser uma opção a considerar. Quando finalmente estiver acomodado na sua nova cidade ou país, pode então recuperar os seus preciosos bens, contratando, por exemplo, uma empresa de mudanças que lhe faça chegar todos os seus móveis, eletrodomésticos e decorações.
A Perfect Space conta com uma rede de parceiros de confiança para facilitar o transporte dos seus itens, ajudando-o no processo da mudança sem incómodos ou desconfortos.
Razão 4: Plano B para evitar problemas inesperados
Mudar de casa não é, na maioria das vezes, um processo simples e rápido. Os contratempos podem acontecer em qualquer momento. Por isso, pode ser uma boa ideia estar prevenido para situações destas no dia da sua mudança, sendo importante definir um Plano B.
Imagine um imprevisto que o impede, temporariamente, de mover todos os seus pertences para a nova casa. Onde é que vai deixar os seus móveis e utensílios domésticos? No carro, na garagem de amigos ou na casa dos pais? É para evitar estas situações desagradáveis que deve considerar as soluções de self storage.
Colocar os seus itens numa unidade de armazenamento segura irá certamente reduzir o seu stress e dar-lhe paz de espírito, uma vez que saberá que as suas coisas estão protegidas e bem organizadas.
Como escolher uma unidade de self storage quando mudar de casa?
Considerando que existem diferentes tipologias de utilização e particularidades específicas de cada cliente, os espaços de armazenamento variam significativamente em dimensão. Para que consiga alugar o espaço ideal para responder às suas necessidades, tenha em mente os seguintes aspetos:
- Faça uma lista de todos os itens que deseja colocar na arrecadação;
- Faça medições da altura e do peso dos artigos de maior dimensão;
- Considere optar por um espaço de armazenamento com um tamanho ligeiramente maior do que aquele que julga ser necessário;
- Garanta que o armazém tem boas acessibilidades, externas e internas, e também segurança permanente através de meios humanos e/ou tecnológicos.
- Escolha uma localização estratégica, que lhe permita facilitar o transporte e também reduzir os custos do mesmo.
- Escolha um operador de self storage fiável, bem estabelecido no mercado e que lhe dê todo o apoio em caso de necessidade. A facilidade de contacto é fundamental.
Que itens podem ser colocados numa unidade de self storage?
- Ferramentas de jardinagem;
- Sofás, cadeiras, mesas e secretárias;
- Frigoríficos, máquinas de lavar roupa e/ou loiça;
- Estruturas de camas, colchões e cómodas;
- Peças de decoração;
- Brinquedos de crianças, livros ou revistas.
- Entre tantas outras coisas…
Inversamente, há determinados artigos que não devem ser colocados em unidades de self storage, como, por exemplo, alimentos perecíveis ou materiais perigosos e inflamáveis. Lembre-se sempre de conferir a lista de itens que podem ou não ser armazenados no espaço de arrecadação que escolher, falando diretamente com o operador.

Detalhes a ter em atenção ao mudar de casa
Além da arrumação temporária dos seus pertences em espaços de armazenamento, existem outros assuntos muito importantes que não deve esquecer quando estiver no processo de mudança de casa. Tome nota!
- Altere a morada fiscal em todos os seus documentos, como no Cartão de Cidadão (que automaticamente inclui a Carta de Condução), assim como em todas as entidades oficiais, nomeadamente:
- Autoridade Tributária e Aduaneira;
- Segurança Social;
- Banco e outras entidades financeiras;
- Seguradoras;
- Centro de Saúde.
- Solicite a isenção do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) se a casa se destinar a habitação própria permanente e se for elegível para tal;
- Registe a mudança de morada no Documento Único Automóvel (DUA);
- Cancele ou peça transferência de morada nos contratos de água, luz, gás e telecomunicações, iniciando a contratação destes serviços para o novo imóvel;
- Peça a reexpedição de correspondência postal nos CTT;
- Se estiver em teletrabalho ou regime híbrido, é importante que comunique à sua empresa a alteração de morada, pois esta terá de atualizar o seguro de trabalho em correspondência;
- Caso tenha dístico de residente para estacionar o carro, aproveite para comunicar a mudança à entidade competente, mas apenas após ter alterado a morada no Cartão de Cidadão, pois a informação terá de coincidir.
Tal como referido no início deste artigo, mudar de casa é um processo que pode gerar stress e ansiedade. Quer que tudo corra da melhor forma possível no dia da mudança? Então lembre-se que guardar os seus pertences em unidades de self storage é uma boa ideia, permitindo que se concentre noutros aspetos cruciais da mudança e se sinta entusiasmado com a mesma!
A Perfect Space oferece espaços de armazenamento para arrendar em Lisboa e no Porto com condições flexíveis e à medida das suas necessidades. Tem dúvidas que gostava de ver esclarecidas ou quer visitar-nos? Entre em contacto connosco!